Inteligência: Qualidade só de alguns?

Inteligência: Qualidade só de alguns?

É muito comum ouvir o termo até meio ‘antipático’, mas que já se tornou popular há muitos anos: fulano é ‘burro’. E quantas vezes ou por algumas vezes, nós também já nos consideramos abaixo da média em se tratando de nível de inteligência, o famoso QI (Quociente de Inteligência).

Eu já me senti e ainda me sinto, abaixo da média no QI, quando se trata, por exemplo, de matemática e todas as áreas consideradas exatas. Sou um fracasso!

Mas, modéstia à parte, as palavras e eu, sempre nos demos bem. Escrever uma redação, em período escolar, nunca foi um problema para mim – menos mal.

Observando pessoas em várias áreas, pude constatar que todas, têm uma ‘queda’ para determinada matéria ou profissão, assim como artistas, que têm o seu dom para uma área específica. Exemplificando: aqueles que são excelentes em matemática, nem sempre são bons redatores, chegando até a cometer erros graves de português. Por outro lado, os bons em português, talvez sejam péssimos em divisões, frações – cálculos, de um modo geral.

Lembrei-me agora, de algo interessante: vi, certo dia, uma placa numa sapataria, com os seguintes dizeres: – Sapateiro Dr. ……. esqueci o nome do sapateiro. Mas ele, o sapateiro, está certo! Na sua profissão, ele é Doutor e com muita honra, pois todo trabalho, é digno.

Brilhantes cientistas, talvez não entendem ‘bulhufas’ de geografia e os que entendem de geografia, jamais chegariam ao ‘dedinho do pé’ de qualquer cientista.

Nas artes, é a mesma coisa: – o extraordinário cantor, pode não saber compor e o compositor, nem sempre é um bom cantor. Um pianista de primeira, jamais chegaria perto de um guitarrista, também de primeira, simplesmente porque ele não entende nada de guitarra e nem leva jeito para a coisa.

Assim, a que conclusão nós chegamos?

Ninguém é ‘burro’, nem tão inteligente , ou não seria: – todos somos inteligentes?

Fica a pergunta no ar, para que eu e você, leitor, possamos analisar e chegar as nossas próprias conclusões sobre esse tema.

Afinal, somos seres com raciocínio, não?!

Luciana Prado

Luciana Prado

Natural de Vitória - ES, atuou na área da Educação do Estado do ES. "Escreve para aliviar a alma"- Escrever é tudo, calar é nada" (Lu Prado)
Luciana Prado